COMPORTAMENTO

A poesia dos newborn

Ensaios fotográficos de recém-nascidos estão em alta e rendem belas imagens para deleite da família, mas é fundamental contratar profissionais especializados em bebês
01/09/2013 - 05h05
Foto: Divulgação
Divulgação
Imagens assinadas pela fotógrafa Anna Grecco; Alice Fernandes, com sete dias

No quarto com o aquecedor ligado, estavam cestos de vime, mantas, gorros com detalhes fofinhos, laços e diversos outros acessórios. Era uma manhã de quarta-feira, quando a fotógrafa Silvia Mello, especializada em newborn, ou seja, fotografia de recém-nascidos, chegou ao apartamento da empresária Aline Gobato Alquezar Schiavon. Após deixar o ambiente quentinho e organizar o cenário com todos os apetrechos necessários para o ensaio fotográfico, ela pede a Aline que traga a estrela: a pequena Tereza, então com 13 dias de vida.


Sem roupa, a bebezinha ia recebendo acessórios e sendo ajeitada em diferentes posições para a sessão que durou cerca de quatro horas, com paradas para amamentação, higiene e colo. Embora o ideal seja que a criança esteja dormindo, Tereza ficou grande parte do tempo acordada, mas nem por isso as fotos ficaram menos surpreendentes. “Eu via as fotos da Anne Geddes (fotógrafa australiana radicada na Nova Zelândia e famosa por suas imagens de bebês) e achava lindo, mas acreditava que uma sessão dessa não era acessível financeiramente. Até que conheci a Silvia e ela me explicou como funcionava e quanto custava”, diz Aline.


Antes mesmo da chegada da cegonha, os pais e o profissional já acertam o trabalho que, geralmente, custa a partir de R$ 700 a sessão, e deixam combinado que, logo após o bebê vir ao mundo, eles se comunicam e marcam a data das fotos. “O ideal é que tenham entre cinco e 15 dias de vida porque eles são mais flexíveis e assim ‘fazem’ as poses com mais facilidade. Além disso, nesse período as cólicas, normalmente, ainda não incomodam”, explica Silvia.



Mas se entregar um bebê tão pequeno para familiares e amigos pegarem no colo já não é fácil, imagina para a fotógrafa? Aline conta que logo no início Silvia, que tem diversos cursos de especialização em newborn, transmitiu segurança. “Ela pegava direitinho minha caçula e se entregou de corpo e alma à realização dos registros. Fiquei muito tranquila e até saí um pouquinho do quarto. Queria uma recordação diferente e o resultado foi maravilhoso”, afirma Aline.


Produção de gente grande

Olhos abertos, sorrisos, bocejos e caretas. Tudo é muito rápido e espontâneo, por isso o profissional precisa estar atento aos movimentos do bebê para não desperdiçar registros ímpares. E para a comodidade da criança e da mãe, que ainda está se recuperando do parto normal ou da cesariana – e, não raro, ainda tem dores –, os fotógrafos vão até eles. “Tenho estúdio, mas prefiro fazer a sessão na casa do cliente, preferencialmente em ambiente pequeno, que pode ser o quarto da mãe ou do bebê”, conta Ariane Bossardi, também é especializada em newborn.



Segundo ela, os clientes fazem mais pedidos relacionados aos acessórios do que às posições. “A tiara de princesa, a saia tutu (rodada, tipo bailarina) e as diferentes toucas são as mais solicitadas”, revela. Imagens com os bebês em cestos e de bruços com o queixo apoiado na mão também estão entre as prediletas.

Em sua busca constante por novos cenários, Ariane fica de olho também nas possibilidades para os meninos. “Quero criar mais opções interessantes para os garotos”, diz. Anna Grecco, que atua no nicho de recém-nascidos há dois anos, revela que cerca de 70% das gestantes que fazem ensaio na gravidez já contratam a sessão
de newborn. “A proporção de meninos e meninas é bem equilibrada. O que muda é que mães de meninas contratam mais as sessões de acompanhamento, a cada três meses”, afirma.




Entre a variedade de acessórios que a profissional oferece, a coroa e as asas de anjo são os itens mais pedidos para compor a produção. “Com frequência vejo pais se  mocionarem, principalmente, quando coloco o bebê no cestinho”, comenta. “O bebê dentro da xícara é outra cena muito encomendada”, diz Silvia. Os gorrinhos de coruja também entram na lista. Já entre as poses, ela conta que a mais pedida é a do bebê de
bruços com as mãozinhas no queixo. “Muitas poses são montagens e, por isso, feitas em duas etapas. Às vezes, a mão da minha assistente entra na foto para segurar a criança e apagamos depois na fase de tratamento. Segurança é o ponto crucial”, defende. Semanas
após o dia de estrela, chegam o álbum de fotos, o DVD e até pôsteres para deixar
os pais ainda mais corujas.





Foto: Divulgação
Divulgação
Bianca Franzoni Rizzo fotografada aos 15 dias de vida por Ariane Bossardi: imagens delicadas para toda a família curtir



Foto: Divulgação
Divulgação
Laura Baldacin Justo, com 14 dias



Foto: Divulgação
Divulgação
Retratos feitos por Silvia Mello; ao lado, Felipe Egídio, com sete dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Camila Hagger, 15 dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Lucas Machado, nove dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Imagens assinadas pela fotógrafa Anna Grecco; Anna Trigo, cinco dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Imagens assinadas pela fotógrafa Anna Grecco; Helena Viti Alves, sete dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Imagens assinadas pela fotógrafa Anna Grecco; Gabriela Palma Novo, sete dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Matheus Machado Rodrigues, 12 dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Imagens assinadas pela fotógrafa Anna Grecco; Mateus Rehder, 19 dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Um pouco do trabalho de Ariane Bossardi; Sophie Rodrigues Bragheroli,com três meses


Foto: Divulgação
Divulgação
Um pouco do trabalho de Ariane Bossardi; Bianca Franzoni Rizzo, 15 dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Clara Carvalho Berni, dez dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Um pouco do trabalho de Ariane Bossardi; Miguel de Paiva João Scotto, 17 dias


Foto: Divulgação
Divulgação
Um pouco do trabalho de Ariane Bossardi; Eduardo Gomes Lazari de Souza, 30 dias



















Comentários(0)

Conforme Termo de Uso, comentários com conteúdo inadequado e spam poderão ser removidos a critério do Correio.com

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso



ROTEIRO
TIPO
LOCAL
Diversas opções de bares, botecos e restaurantes
cadastre-se e continue lendo
Este é o seu 10º acesso ao site do Correio Popular
neste mês. Para dar continuidade a suas leituras,
cadastre-se gratuitamente agora. É fácil e rápido,
basta clicar em "quero me cadastrar". Ou se preferir,
faça a sua assinatura e garanta seu acesso sem
restrições.

cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
cadastre-se e continue lendo
Saiba mais.
Cadastre-se e continue tendo acesso ao melhor
e mais completo contéudo da RMC.
NOME:
SOBRENOME:
E-MAIL:
SENHA:
REPETIR SENHA:
Quero receber notícias e comunicações do Correio Popular

cadastre-se e continue lendo