CAMPINAS, 28 DE SETEMBRO DE 2012

Vida dedicada à educação

Em 3 de novembro de 1863, foi fundado o Colégio Florence, um internato para meninas dirigido pela proprietária, a educadora Carolina Krug Florence
14/03/2013 - 15h11 - Atualizado em 17/17/2013 - 07h14

Foto: Divulgação
Divulgação
Carolina Krug, que nasceu na Alemanha e estudou na Suíça e desenho de seu casamento com Hercules

Em 3 de novembro de 1863, foi fundado o Colégio Florence, um internato para meninas dirigido pela proprietária, a educadora Carolina Krug Florence, mulher de Hércules Florence. Funcionava numa chácara que ocupava um quarteirão inteiro da Rua das Flores – a via, mais tarde, passou a se chamar Rua José Paulino. Carolina criou o estabelecimento quando a educação feminina ainda se encontrava em gestação. O colégio funcionou durante 25 anos.

Natural de Cassel

Carolina Krug nasceu em 21 de março de 1828, na cidade de Cassel, ao Sul da Alemanha, próxima à Floresta Negra. Filha do fabricante de mosaicos artesanais de madeira João Henrique Krug e Elizabeth Debus Krug, iniciou seus estudos aos 6 anos em uma escola dirigida por três irmãs. Até os 14, frequentou também a Escola Ruppel e fez a primeira comunhão com essa idade. Concluídos os estudos médios, fez um curso superior dirigido por um pastor de nome Jatho. Cassel, então, ficou pequena para ela e a família mandou-a para a Suíça. Carolina hospedou-se em várias cidades onde seus pais tinham conhecidos até chegar ao Instituto de Madame Niederer, em La Servette, nos arredores de Genebra.


Casamento com Hércules Florence

Em 1854, Carolina Krug casou-se com Hércules Florence. Francês, nascido em Nice em 29 de fevereiro de 1804, Hércules era um homem culto. Participante da expedição do Barão de Langsdorf do Tietê ao Amazonas, entre 1825 e 1829, escreveu um livro sobre a viagem e reuniu farta documentação iconográfica reproduzindo aspectos da selva brasileira. Foi criador da zoofonia (estudo do canto dos animais), mas seu principal invento foi a fotografia. Ele se casou pela primeira vez com Maria Angélica Machado Florence (4/1/1830), após seu retorno da expedição, e com ela teve 13 filhos. Em 1854, aos 50 anos, viúvo há quatro e morando nos arredores da cidade com seu filhos, casou-se com Carolina Krug, então com 26 anos. O casal teve sete filhos (cinco homens e duas mulheres). A Rua Carolina Florence fica no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. Hércules morreu  em 27 de março de 1879.

 

Irmão ajudou a fundar vários estabelecimentos de ensino

Em Campinas desde 1846, o farmacêutico Jorge Krug, irmão de Carolina, ajudou a fundar vários estabelecimentos de ensino na cidade, entre eles o Culto à Ciência, para meninos, e a Escola Alemã, destinada a filhos e filhas de descendentes germânicos. Carolina veio para o Brasil em 1852 com os pais e os irmãos Francisco Guilherme, Henrique Krug e Anna Krug (posteriormente, Anna Kupfer). Como o pai, Francisco aprendera a arte da marcenaria e trazia, além da experiência no entalhe de madeira, conhecimentos políticos, econômicos e sociais que o tornaram figura de destaque. Ana era professora e, mais tarde, conheceu dr. Otto Kupfer, com quem se casou e viveu parte da vida em Campinas e na Alemanha. A Rua Jorge Krug fica no bairro Guanabara.

 



 


Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500



ROTEIRO
TIPO
LOCAL
Diversas opções de bares, botecos e restaurantes